sábado, 26 de junho de 2010
ÁFRICA-Rafaela centenaro
ÁREA
Área total em km²: 30.230.000
População: 924,5 milhões em 2006
PIB total: US$ 795,843 milhões em 2005
PIB per Capita: US$ 908.00 em 2005
CLIMA
O clima de África é fortemente influenciado pelo fato de este continente ser atravessado quase a meio pela linha do equador e estar compreendido na sua maior parte entre os trópicos. É um continente bastante quente, onde os climas se individualizam mais pelas variações pluviométricas do que pelas térmicas, à excepção das extremidades norte e sul, de clima mediterrânico. A partir do equador para norte e para sul, o clima passa de equatorial para tropical e desértico quente. Nas zonas mais altas o clima é de altitude e nas zonas temperadas o clima é mediterrânico.
ECONOMIA
A economia da áfrica consiste no comercio, na indústria, e nos recursos dos povos da África.A África e o continente mais pobre do mundo.Embora algumas partes do continente tenha conseguidos ganhos significativos nos últimos anos,dos 175 paises revisto no relatório humano de desenvolvimento de 2003 das nações unidas,25 das 53 das nações africanas foram classificadas como tendo o mais baixo nível de vida entre as nações do mundo.desde o século XX com a descolonização da áfrica,a corrupção e o descaso das autoridades contribuíram para empobrecer a economia da África
Um continente de famintos - Adversidades climáticas somente ampliam a miséria de milhares de africanos, que vivem abaixo das condições mínimas de sobrevivência. Com a agricultura extensiva, matas são derrubadas e em seus limites o deserto avança. Outro problema é o descompasso existente entre o enorme crescimento populacional e o reduzido crescimento populacional e o reduzido crescimento, ou mesmo estagnação, da agropecuária.
CULTURA
De fato, a história dos povos africanos é a mesma de toda humanidade: a da sobrevivência material, mas também espiritual intelectual e artística o que ficou à margem da compreensão nas bases do pensamento ocidental, como se a reflexão entre Homem e Cultura fosse seu atributo exclusivo, e como se Natureza e Cultura fossem fatores antagônicos.
E é isso que fez com que a distorção da imagem do continente africano, atingisse também os povos que ali habitavam. De acordo com as ciências do século XIX, inspiradas no evolucionismo biológico, povos como os africanos estariam num estágio cultural e histórico correspondente aos ancestrais da Humanidade. Dotados do alfabeto como instrumento de dominação não apenas cultural, mas econômica também, os europeus estavam em busca de suas origens, sentindo-se no vértice da pirâmide do desenvolvimento humano e da História.Vem daí as relações estabelecidas entre Raça e Cultura, corroborando com essa distorção.
LOCALIZAÇÃO
Com uma área territorial de pouco mais de 30 milhões de km², o continente africano e o terceiro em extensão.Cortam a áfrica três grande paralelos terrestres:equador,tropico de câncer e tropico de capricórnio,alem do meridiano de Greenwich.A cinco diferentes fuso horário.o continente tem o formato aproximado de um crânio humano visto de lado com o nariz apontando para leste.
ESPORTES
Durante o período escolar, garotos e garotas têm ocasião de praticar esportes como vôlei, basquete, handbol e o futebol, que é muito popular. O Golfe e o baseball são igualmente praticados no Cameroun
SAÚDE
O estudo Situação de Meninos e Meninas na África 2008 analisa êxitos e fracassos dos governos africanos em matéria de saúde e sobrevivência da população infantil, que complementa o informe mundial realizado pelo Unicef. Os dados são impressionantes. Apenas 22% dos nascimentos do mundo ocorrem na África, mas metade dos 10 milhões de mortes de crianças no planeta a cada ano ocorre neste continente. A África é o único continente onde esses menores morrem por doenças que podem ser evitadas e curadas.
A malaria é a causa da morte de 18% dos menores de 5 anos na África, diz o informe. As doenças que causam diarréia e pneumonia, com maior incidência nas comunidades pobres onde a infra-estrutura de saneamento é ruim e as pessoas sofrem desnutrição e estão expostas à contaminação, são responsáveis por mais de 40% das mortes de meninos e meninas, segundo o Unicef. A outra causa importante do elevado número de falecimentos é a Aids “síndrome da deficiência imunológica adquirida”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário