Total: 752 614 km²
Terra: 740 724 km²
Água: 11 890 km²
População: 12.935.368 hab. em 2009
Área comparativa: um pouco maior que o estado do Texas
Língua: Inglês
Capital: Lusaka
Independência: 24 de Outubro de 1964 do Reino Unido
CLIMA
Tropical modificado pela altitude; época de chuvas Outubro a Abril.
O clima da Zâmbia é tropical e amenizado pela altitude. De acordo com a classificação climática de Köppen-Geige a maior parte do país é classificada como úmido tropical ou subtropical úmido e seco, com pequenos tempos de clima semiárido e estepes do sudoeste ao longo da Vale do Zambeze.
Há duas estações principais: a estação chuvosa de novembro a abril para o verão, e a estação seca de maio a outubro, correspondente ao inverno. A estação seca está subdividida em duas: a estação fria e seca maio/junho a agosto e a estação quente e seca setembro a outubro/novembro. A influência da altura suavizada dá ao país um clima subtropical agradável, em vez de condições tropicais durante a estação fria, de maio a agosto. No entanto, as temperaturas médias mensais permanecem acima dos 20 °C na maior parte do país durante oito ou mais meses.
ECONOMIA
A economia da Zâmbia depende largamente do cobre, minério de que é um dos maiores produtores do mundo, e que representa 90% do valor das exportações. Este país pertence ao chamado "cinturão do cobre", uma extensão dos depósitos de Shaba.
A agricultura é de subsistência batata,amendoim,milho,mandioca e milheto , mas também apresenta culturas caráter comercial algodão,café,cana-de-açúcar,tabaco . Em lagos e rios é praticada a pesca,principalmente de subsistência.
CULTURA
A cultura da Zâmbia é principalmente cultura bantu misturada com influências européias. Antes da criação da moderna Zâmbia, os indígenas viviam em tribos independentes, cada um com as suas próprias formas de vida. Um dos resultados da era colonial foi o crescimento da urbanização. Diferente grupo étnico começou a viver em conjunto em cidades e vilas, influenciando mutuamente, bem como a adopção de um lote de cultura Européia.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh1t3yE62baMysONXrw6lcDtMfH4-oGoERBrCoEeYWl29IZE4i1Bi0XnAr3nQPiYe6S0M1iQIUdhM7kPRHHoyp6NffUayige1l99dXrkYi1AlgkkWKEhv44gnc8B1ZcjAhK6x-k2JQhq8zD/s320/zambia+2.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfFltj9cFyfADSnPVNwnV37zvgGM4EuuV4jURgfmERWaXpOT7Dn917unDLLFNp2N2-jkT3LwuOI8gbI-I0rXFMXRA0wdrtzpa0rlP7pk6em9Es7rVc5K8r0vHLeD8QrbRdIhFw0a3FJWxu/s320/zambia.jpg)
POLITICA
A política zambiana ocorre em uma estrutura de sistema presidencial democrático representativo, por meio de que o presidente da Zâmbia é chefe do estado e chefe do governo em um sistema multipartidário. O governo exercita o poder executivo, enquanto o poder legislativo é investido no governo e no parlamento
GEOGRAFIA
Situada no centro-sul da África, a Zâmbia abriga as famosas cataratas de Vitória Victoria Falls, no rio Zambeze, que formam uma cortina de água de cerca de 90 m de altura, na divisa com o Zimbábue. A maior parte de seu território é coberta por savanas. Parques nacionais abrigam grande variedade de animais, sobretudo próximo aos rios Luangwa e kafue. Um grande planalto predomina na porção leste e atinge o ponto mais alto no altiplano no Monte Nyika 2.606 m. A população, dividida em cerca de 70 etnias, concentra-se nas regiões de extração de cobre, ao norte da capital,Lusaka . A Zâmbia está entre os maiores produtores mundiais desse minério, responsável por 50% das exportações do país, em 1998. Possui ainda reservas de cobalto, zinco e chumbo. Agricultura, que ocupa 73,7% da força de trabalho, também é economicamente importante.
FUTEBOL
A seleção Zambiana de futebol representada pela Zâmbia nas competições de futebol da FIFA.Também são conhecidos como o chipolopolo balas de cobre,no idioma bemba
Em referencia ao estilo veloz de jogo da seleção Zambiana.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgYXmNuSvhczPkSU59sYmnuQweBqMg9qAXw0wEhyphenhyphenM7ID9ngeilnSBDsncVEhk0BUmHALlOywvvGIt5iJa_BtHWSDjMWDLMp_blXbcT4oIeZWjybzgwy-vYietGS1WxtSOm7DRSo_go6zq9N/s320/zambia+futebol.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário