Toyotismo: O toyotismo é um modo de organização da produção capitalista oríginario do Japão, resultante da conjultora desfavoravel do país. O toyotismo foi criado na fabrica da Toyota no Japão (dando origem ao nome) após a Segunda Guerra Mundial , este modode organização produtiva, elaborado por Taiichi Ohno e que foi caracterizado como filosofia orgânica da produção industrial (modelo americano), adquirindo uma progeção global.
Fordismo: Idealizado pelo impresario estadunidense Henry Ford, fundador da Ford motor Company, o Fordismo é um modelo de produção em massa que revolucionou a industria automobilistica apartir de janeiro de 1914, quandointroduziu a primeira linha de montagem automatizada, Ford ultilizou à risca os principios de padronização e simplificação de Frederick Taylor e desenvolvel outras tecnicas avansadas para a época. Suas fábricas eram totalmente verticalizadas. Ele possuía desde a fábrica de vidros a plantação de seringueiras, até a sederúgica. Uma das princípais caracteristicas do Fordismo foi o aperfeiçoamento da linha de montagem.
Just in time: Just in time é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido trasportado ou comprado antes da hora exata. pode ser aplicado em qualquer organização, para redusir estoques e os custos decorrentes. O Just in time é o principal pilar do sistema Toyota de produção enxuta. Nas fábricas onde está implantado o Just in time o estoque de matérias primas é minimo e suficiente para poucos fornecedores devem ser treinados, capacitados e celecionados para que possam faser entregas de pequenos lotes na frequência desejada.
Taylorismo: Taylorismo ou administração ciêntifica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenhero estadunidense Frederick Winsolow Teylor (1856-1915), que é considerado o pai da administração ciêntifica. Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência do nível operacionl. O estudo de " tempos e movimentos " mostrou que um " exercito" industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrecentes, forçando as impresas a contratarem mais operários. Taylor tinha o objetivo de acelerar o processo produtivo ou seja produzir mais em menos tempo, e com qualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário