domingo, 12 de setembro de 2010

  • Aluna: Daieli Almeida
    • FORDISMO
      • Idealizado pelo empresário estadunidense Henry
        Ford
        (1863-1947), fundador da Ford
        Motor Company
        , o Fordismo é um modelo de produção em
        massa
        que
        revolucionou a indústria
        automobilística a partir de janeiro de 1914, quando
        introduziu a primeira linha
        de montagem automatizada. Ford utilizou à risca
        os princípios de padronização e
        simplificação de
        Frederick
        Taylor
        e desenvolveu
        outras técnicas avançadas
        para a época. Suas fábricas eram totalmente
        verticalizadas. Ele possuía desde a
        fábrica de vidros, a plantação de
        seringueiras, até a
        siderúrgica.
      • Ford criou o mercado de massa para os
        automóveis. Sua obsessão era tornar o automóvel tão barato que todos
        poderiam
        comprá-lo, porém mesmo com o barateamento dos custos de produção, o
        sonho de
        Henry Ford permaneceu distante da maioria da
        população.
      • Uma das principais características do
        Fordismo foi o aperfeiçoamento da
        linha
        de
        montagem
        . Os veículos eram montados em
        esteiras
        rolantes que movimentavam-se enquanto o operário ficava
        praticamente parado,
        realizando uma pequena etapa da produção. Desta forma
        não era necessária quase
        nenhuma qualificação dos trabalhadores. Outra
        característica é a de que o
        trabalho é entregue ao operário, em vez desse ir
        buscá-lo, fazendo assim a
        analogia à eliminação do movimento
        inútil.
      • Na década de 1970, após os choques do
        petróleo e a entrada de competidores japoneses no mercado automobilístico, o Fordismo e a
        Produção em
        massa
        entram em
        crise e começam gradativamente a
        serem substituídos pela
        Produção
        enxuta
        , modelo de
        produção baseado no
        Sistema
        Toyota de Produção
        .
      • Em 2007 a Toyota torna-se a maior
        montadora de veículos do mundo e pôe um ponto final no
        Fordismo.
      • Resumindo: O Fordismo foi iniciado nos
        EUA onde o ritmo da produção é imposto pelas máquinas, o trabalhador faz um
        consumo de tarefas especializadas e de participar mais do
        consumo.
      • TOYOTISMO

      • O Toyotismo é um modo de
        organização da produção capitalista originário do
        Japão, resultante da conjuntura
        desfavorável do país. O toyotismo foi
        criado na fábrica da
        TOYOTA no Japão(dando origem ao
        nome) após a
        Segunda Guerra
        Mundial
        , este
        modo de organização produtiva,
        elaborado por
        Taiichi
        Ohno
        e que foi
        caracterizado como filosofia
        orgânica da produção industrial (modelo americano),
        adquirindo uma projeção
        global.

      • O Japão foi o lugar da automação
        flexível pois apresentava um ambiente diferente dos
        EUA: um pequeno mercado consumidor,
        capital e
        mão-de- obra escassos, e grande
        disponibilidade de matéria-prima não-especializada, impossibilitavam a
        solução
        taylorista-fordista de produção em massa. A resposta foi o aumento
        na
        produtividade na fabricação de pequenas quantidades de numerosos modelos
        de
        produtos, voltados para o mercado externo, de modo a gerar divisas tanto
        para a
        obtenção de matérias-primas e alimentos, quanto para importar os
        equipamentos e
        bens de capital necessários para a sua reconstrução
        pós-guerra e para o
        desenvolvimento da própria
        industrialização.

      • No contexto de reconstrução após a
        Segunda Guerra Mundial, a
        Guerra da
        Coréia
        [1] (ocorrida entre 25 de
        junho
        de 1950 e 27 de
        julho
        de 1953)
        também foi de grande valia para o Japão, a Guerra provocou
        inúmeras baixas de
        ambos os lados e não deu solução à situação territorial
        até os dias de hoje. Ao
        decorrer da guerra, os dois lados fizeram grandes
        encomendas ao Japão, que ficou
        encarregado de fabricar roupas, suprimentos
        para as tropas na frente de batalha,
        além de caminhões Toyota, o que livrou
        a empresa da falência. Essa medida foi
        conveniente aos Estados Unidos, já
        que a localização geográfica do Japão
        favoreceu o fluxo da produção à Coréia
        e o aliado capitalista seria importante
        em meio ao bloco socialista daquela
        região. A demanda Norte-Americana incentivou
        a rotatividade da produção
        industrial e iniciou a reconstrução da economia
        japonesa.
      • JUST IN TIME
      • Sistema just
        in time
        : Esta técnica
        de produção foi
        originalmente elaborada nos EUA,no início do século XX, por
        iniciativa de
        Henry Ford mas não foi posta em
        prática. Só no Japão, destruído pela II Guerra Mundial, é que ela encontrou
        condições favoráveis para ser aplicada pela primeira vez. Em visita às
        indústrias automobilísticas americanas, na década de 50, o engenheiro
        japonês
        Eiji
        Toyoda
        passou alguns meses em Detroit para conhecê-las e analisar
        o sistema dirigido pela linha
        fordista atual. Seu especialista em produção
        Taichi Ono, iniciou um processo de
        pesquisa no desenvolvimento de mudanças
        na produção através de controles
        estatísticos de processo. Sendo assim, foi
        feita uma certa sistematização das
        antigas idéias de Henry Ford e por sua
        viabilização nessa fábrica de veículos.
        Surge daí o sistema just in time,
        que visa envolver a produção como um todo. Seu
        objetivo é "produzir o
        necessário, na quantidade necessária e no momento
        necessário", o que foi
        vital numa fase de crise econômica onde a disputa pelo
        mercado exigiu uma
        produção ágil e diversificada.
      • TAYLORISMO
      • Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo
        engenheiro
        estadunidense Frederick Winslow
        Taylor

        (
        1856-1915), que é considerado o pai
        da administração científica
        .
        Caracteriza-se pela ênfase nas tarefas,
        objetivando o aumento da eficiência
        ao nível operacional.
      • O fato mais marcante da vida de Taylor
        foi o livro que publicou em 1911 "Princípios de Administração Científica"
        com
        esse livro ele tenta convencer aos leitores de que o melhor jeito de
        administrar
        uma empresa é através de um estudo, de uma ciência. A ideia
        principal do livro é
        a racionalização do trabalho que nada mais é que a
        divisão de funções dos
        trabalhadores e com isso Taylor critica fortemente a
        “Administração por
        incentivo e iniciativa” ,que acontece quando um
        trabalhador por iniciativa
        própria sugere ao patrão idéias que possam dar
        lucro a empresa incentivando seu
        superior a dar-lhe uma recompensa ou uma
        gratificação pelo esforço demonstrado o
        que é criticado por Taylor pois uma
        vez que se recompensa um subordinado por
        suas idéias ou atos, tornamo-nos
        dependentes deles. Taylor acredita na ideia da
        eficiência e eficácia que é a
        agilidade e rapidez dos funcionários gerando lucro
        e ascensão industrial.
        Princípios Fundamentais do livro de Taylor "Princípios de
        Administração
        Científica":
      • segundo Taylor a gerência caberia: afixar
        trabalhadores numa jornada de trabalho controlada, supervisionada, sem
        interrupções, a seu controle da, podendo o trabalhador só parar para
        descansar,
        quando for permitido, particularização de cada
        movimento.
      • Taylor afirma que a gerência não podia
        deixar o controle do processo de trabalho nas mãos dos trabalhadores, neste
        caso
        como os trabalhadores, conheciam mais a função do que o gerente, estes
        deveriam
        aprender os métodos de trabalho para então cobrar dos
        trabalhadores;
      • As ideias começaram a ser divulgadas no
        século XX.
      • Ele procurava a eficiência no trabalho,
        por isso tinha que eliminar todos os desperdícios de
        tempo;
      • Considerava a o ritmo lento de trabalho e
        a vadiação como inimigas da produção.
      • Para Taylor o processo de trabalho não
        devia estar nas mãos dos trabalhadores, e que de fato estava através do
        trabalho
        combinado, sua grande descoberta foi os conhecimentos da produção
        do processo
        combinada estava concentrado mais nos operários e não na
        gerência, e neste caso
        esse processo e as decisões deveriam passar por ela e
        não pelo
        trabalhador.
      • Com o conhecimento da produção a gerência
        poderia estabelecer os tempos necessários: assim, fixou a distribuição do
        tempo
        de trabalho.
      • Taylor não estava interessado no avanço
        tecnologia, mas preocupado em controlar o trabalho a qualquer nível de
        tecnologia.
      • Fez pesquisa para analisar como o
        trabalhador poderia produzir mais num ritmo de trabalho
        controlado.
      • Também acreditava que o trabalhador devia
        apenas aprender a executar uma função, não podia perder tempo analisando o
        trabalho, visto que ele não tinha nem tempo para isso, nem dinheiro, isso
        caberia a gerência.

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